Sobre este curso
EMENTA:
Base
Nacional Comum Curricular: preceitos legais, fundamentos pedagógicos e
caracterização dos diferentes ciclos da Educação Básica. Conteúdos curriculares para os ciclos da Educação Básica. Expectativas
de qualidade para o sistema de educação de todo o país.
OBJETIVO: O objetivo desta
disciplina consiste em capacitar o estudante a entender as características
gerais da Base Nacional Comum Curricular e suas propostas para os ciclos da
Educação Básica, avaliando criticamente as inúmeras formas de sua aplicação no
desenvolvimento curricular.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS
UNIDADE I – HISTÓRICO E PRECEITOS LEGAIS DA BNCC
·
Compreender o contexto histórico e as várias formas
de aplicação dos principais normativos educacionais instituídos desde a
Constituição de 1988.
·
Discernir sobre como a legislação educacional
brasileira trata de questões étnico-raciais e ampara portadores de necessidades
especiais no âmbito das políticas públicas relacionadas à educação.
·
Entender o contexto de formação e os objetivos da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discernindo sobre sua importância
evolutiva para o desenvolvimento da eficácia educacional.
·
Identificar as diferenças e aderências entre a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos escolares, discernindo sobre
até que ponto existe liberdade, flexibilidade e autonomia curricular por parte
da instituição de ensino.
UNIDADE II – A BNCC E A EDUCAÇÃO
INFANTIL
·
Entender como o direito à aprendizagem e ao
desenvolvimento de experiências são garantidos ao público-alvo da Educação
Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
·
Compreender a
organização da Educação Infantil segundo a Base Nacional Comum Curricular,
aplicando os conceitos de habilidades, objetos de conhecimento, eixos
estruturantes, entre outros.
·
Identificar os componentes curriculares possíveis segundo a BNCC para a Educação
Infantil.
·
Compreender a importância dos Projetos Políticos Pedagógicos e da formação
continuada de professores na Educação Infantil.
UNIDADE
III – A BNCC E O ENSINO FUNDAMENTAL
·
Entender como o direito à aprendizagem e ao
desenvolvimento de experiências são garantidos ao público-alvo da Ensino
Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
·
Compreender a
organização do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) segundo a Base Nacional Comum Curricular,
aplicando os conceitos de habilidades, objetos de conhecimento, eixos
estruturantes, entre outros.
·
Identificar os componentes curriculares possíveis segundo a BNCC para o Ensino Fundamental.
·
Aplicar os princípios ferramentais do letramento
científico nos anos finais do Ensino Fundamental, discernindo sobre sua
importância para a formação do aluno.
UNIDADE IV – A BNCC E O NOVO ENSINO
MÉDIO
·
Entender a
organização do Novo Ensino Médio segundo a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC).
·
Identificar os componentes curriculares possíveis no Novo Ensino Médio, em conformidade
com a BNCC.
·
Discernir sobre a importância do
trabalho
pedagógico no âmbito do Novo Ensino Médio, entendendo como ele pode ser
aplicado por parte da docência e organização escolar como um todo.
Avaliar a importância da formação docente para o
Novo
Ensino Médio, entendendo as várias formas de operacionalização e coordenação
deste processo.
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