mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA: PT-BR">
PT-BR">Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas
escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos
e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na
Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do
currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no
processo educacional. Elaboração de planos escolares.
PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">Ao término de seus estudos sobre este conteúdo,
você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos
educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica
de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.
mso-fareast-language:PT-BR">
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I – CURRÍCULO, BNCC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Definir os conceitos sobre currículo e
sua trajetória histórica.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender a estruturação e
características de um currículo de educação infantil.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar as peculiaridades
estruturais de um currículo de educação básica.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre a estrutura, as semelhanças
e as diferenças entre um currículo de educação profissional e de ensino
superior.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – CURRÍCULO: TIPOS E CONCEPÇÕES color:black;background:white">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender sobre a fundamentação
teórica do currículo.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar diferentes tipos de
currículos e sua influência na aprendizagem.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Contrastar a influência das políticas
públicas na elaboração do currículo escolar.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer a importância da formação
cidadã no currículo escolar.
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E
ITINERÁRIOS
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Analisar as formas de construção de
currículos escolares.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar o currículo como forma de ampliar
possibilidades de convivência social e profissional.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Organizar o itinerário formativo às
características locais e ao Projeto Político Pedagógico.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Desenvolver as formas de definir cargas
horárias curriculares.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – PROJETOS PEDAGÓGICOS
color:black;border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;
padding:0cm">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar as diferentes
conceitualizações do projeto pedagógico em função do currículo.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar a estruturação de um
projeto pedagógico curricular.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explorar possibilidades na construção
de um projeto pedagógico curricular.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender e aplicar as diretrizes da nova
BNCC, entendendo os caminhos que construíram.
EMENTA:
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
OBJETIVO:
Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CURRÍCULO, BNCC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR
· Definir os conceitos sobre currículo e sua trajetória histórica.
· Compreender a estruturação e características de um currículo de educação infantil.
· Identificar as peculiaridades estruturais de um currículo de educação básica.
· Discernir sobre a estrutura, as semelhanças e as diferenças entre um currículo de educação profissional e de ensino superior.
UNIDADE II – CURRÍCULO: TIPOS E CONCEPÇÕES
· Compreender sobre a fundamentação teórica do currículo.
· Interpretar diferentes tipos de currículos e sua influência na aprendizagem.
· Contrastar a influência das políticas públicas na elaboração do currículo escolar.
· Reconhecer a importância da formação cidadã no currículo escolar.
UNIDADE III – CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E ITINERÁRIOS
· Analisar as formas de construção de currículos escolares.
· Interpretar o currículo como forma de ampliar possibilidades de convivência social e profissional.
· Organizar o itinerário formativo às características locais e ao Projeto Político Pedagógico.
· Desenvolver as formas de definir cargas horárias curriculares.
UNIDADE IV – PROJETOS PEDAGÓGICOS
· Identificar as diferentes conceitualizações do projeto pedagógico em função do currículo.
· Interpretar a estruturação de um projeto pedagógico curricular.
· Explorar possibilidades na construção de um projeto pedagógico curricular.
· Compreender e aplicar as diretrizes da nova BNCC, entendendo os caminhos que construíram.
EMENTA:
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
OBJETIVO:
Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CURRÍCULO, BNCC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR
· Definir os conceitos sobre currículo e sua trajetória histórica.
· Compreender a estruturação e características de um currículo de educação infantil.
· Identificar as peculiaridades estruturais de um currículo de educação básica.
· Discernir sobre a estrutura, as semelhanças e as diferenças entre um currículo de educação profissional e de ensino superior.
UNIDADE II – CURRÍCULO: TIPOS E CONCEPÇÕES
· Compreender sobre a fundamentação teórica do currículo.
· Interpretar diferentes tipos de currículos e sua influência na aprendizagem.
· Contrastar a influência das políticas públicas na elaboração do currículo escolar.
· Reconhecer a importância da formação cidadã no currículo escolar.
UNIDADE III – CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E ITINERÁRIOS
· Analisar as formas de construção de currículos escolares.
· Interpretar o currículo como forma de ampliar possibilidades de convivência social e profissional.
· Organizar o itinerário formativo às características locais e ao Projeto Político Pedagógico.
· Desenvolver as formas de definir cargas horárias curriculares.
UNIDADE IV – PROJETOS PEDAGÓGICOS
· Identificar as diferentes conceitualizações do projeto pedagógico em função do currículo.
· Interpretar a estruturação de um projeto pedagógico curricular.
· Explorar possibilidades na construção de um projeto pedagógico curricular.
· Compreender e aplicar as diretrizes da nova BNCC, entendendo os caminhos que construíram.