Sobre este curso
EMENTA:
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
OBJETIVO:
Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, você poderá desenvolver projetos pedagógicos, programas e currículos educacionais, uma importante atividade no planejamento e estruturação pedagógica de instituições de ensino em todos os níveis e modalidades educacionais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CURRÍCULO, BNCC, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR
· Definir os conceitos sobre currículo e sua trajetória histórica.
· Compreender a estruturação e características de um currículo de educação infantil.
· Identificar as peculiaridades estruturais de um currículo de educação básica.
· Discernir sobre a estrutura, as semelhanças e as diferenças entre um currículo de educação profissional e de ensino superior.
UNIDADE II – CURRÍCULO: TIPOS E CONCEPÇÕES
· Compreender sobre a fundamentação teórica do currículo.
· Interpretar diferentes tipos de currículos e sua influência na aprendizagem.
· Contrastar a influência das políticas públicas na elaboração do currículo escolar.
· Reconhecer a importância da formação cidadã no currículo escolar.
UNIDADE III – CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E ITINERÁRIOS
· Analisar as formas de construção de currículos escolares.
· Interpretar o currículo como forma de ampliar possibilidades de convivência social e profissional.
· Organizar o itinerário formativo às características locais e ao Projeto Político Pedagógico.
· Desenvolver as formas de definir cargas horárias curriculares.
UNIDADE IV – PROJETOS PEDAGÓGICOS
· Identificar as diferentes conceitualizações do projeto pedagógico em função do currículo.
· Interpretar a estruturação de um projeto pedagógico curricular.
· Explorar possibilidades na construção de um projeto pedagógico curricular.
· Compreender e aplicar as diretrizes da nova BNCC, entendendo os caminhos que construíram.
Comentários (0)
