Sobre este curso
mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA: PT-BR">
PT;mso-fareast-language:PT-BR">Conceitualização e características da didática. Grandes
educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma
de dominação.Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da
didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade,
multidisciplinaridade,transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais
teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do
conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos
conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento
educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Ao término
de seus estudos sobre este conteúdo, o educadorconhecerá de forma abrangente as
teorias, história e os diversos aspectos relacionados à didática no contexto do
processo ensino-aprendizagem, aplicando técnicas e fundamentos para a maximizar
a eficiência cognitiva de seus alunos.
mso-fareast-language:PT-BR">
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR">
PT-BR">UNIDADE I – TEORIAS E HISTÓRIA DA DIDÁTICA PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explicar a conceitualização e as
características dos fundamentos didáticos.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os grandes educadores e
suas teorias sobre Didática.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Refletir sobre a história do processo
de ensino e as tendências pedagógicas.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer as acepções e processos da
educação.
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – DIDÁTICA E O PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar a influência das tendências
pedagógicas nas práticas atuais.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os trabalhos operacionais
do trabalho docente em sala de aula.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer a importância dos
componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis”
pedagógica.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explicar as diferentes formas de
organização disciplinas para explorar o conhecimento.
PT-BR">
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – APRENDIZAGEM E CONTEÚDO PARA
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar as principais teorias de
aprendizagem.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar a sala de aula como espaço
de construção do conhecimento.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a diferença entre conteúdo de
ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula.
PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Explicar a logística que deve ocorrer
na seleção e organização dos conteúdos.
mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – PLANEJAMENTO DO
ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Diferenciar métodos, técnicas e
procedimentos de ensino.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar a importância da avaliação
na educação.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer os diferentes tipos de
planejamento.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-themecolor:text1;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar
importantes aspectos do planejamento curricular