Sobre este curso
EMENTA:
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação.Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade,transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
OBJETIVO: Ao término de seus estudos sobre este conteúdo, o educadorconhecerá de forma abrangente as teorias, história e os diversos aspectos relacionados à didática no contexto do processo ensino-aprendizagem, aplicando técnicas e fundamentos para a maximizar a eficiência cognitiva de seus alunos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – TEORIAS E HISTÓRIA DA DIDÁTICA
· Explicar a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos.
· Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática.
· Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas.
· Reconhecer as acepções e processos da educação.
UNIDADE II – DIDÁTICA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
· Interpretar a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais.
· Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula.
· Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica.
· Explicar as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento.
UNIDADE III – APRENDIZAGEM E CONTEÚDO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
· Interpretar as principais teorias de aprendizagem.
· Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento.
· Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula.
· Explicar a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos.
UNIDADE IV – PLANEJAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
· Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino.
· Interpretar a importância da avaliação na educação.
· Reconhecer os diferentes tipos de planejamento.
· Identificar importantes aspectos do planejamento curricular
Comentários (0)
