Sobre este curso
EMENTA:
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA.
Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos –
ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola
do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
OBJETIVO:
Esse conteúdo tem por finalidade atualizar o
educador no que concerne às melhores práticas metodológicas que propiciem ao
aluno assumir o seu papel de protagonista do processo de aprendizagem,
abordando técnicas e ferramentas recomendadas para atingir tal objetivo.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO 4.0
·
Discernir sobre o conceito e a
aplicabilidade das metodologias ativas.
·
Entender o cenário da Educação 4.0 e o
papel das metodologias ativas nesse contexto.
·
Aplicar metodologias ativas na
ambiência da sala de aula.
·
Medir indicadores de aprendizagem em
meio aos processos de aprendizagem que se utilizam das metodologias ativas.
UNIDADE II – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
E PROJETOS
·
Aplicar a metodologia da aprendizagem
baseada em problemas.
·
Compreender os fundamentos
metodológicos da aprendizagem baseada em problemas.
·
Aplicar a metodologia da aprendizagem
baseada em projetos.
·
Compreender os fundamentos
metodológicos da aprendizagem baseada em projetos.
UNIDADE III – ENSINO ADAPTATIVO E GAMIFICAÇÃO
DA APRENDIZAGEM
·
Compreender os cenários e o papel dos ambientes
virtuais de aprendizagem para a aplicação da metodologia do ensino adaptativo.
·
Aplicar o método do ensino adaptativo
às diversas experiências de aprendizagem.
·
Entender a fundamentação metodológica
da gamificação da aprendizagem.
·
Aplicar o método da aprendizagem
baseada em games nas diversas situações e contextos educacionais.
UNIDADE IV – SALA DE AULA INVERTIDA E O DESIGN
THINKING
·
Discernir sobre as tendências e
perspectivas da escola do século 21.
·
Aplicar a metodologia ativa da sala de
aula invertida, compreendendo sua fundamentação e suas várias ferramentas de
apoio.
·
Compreender a origem e a evolução do
Design Thinking como metodologia ativa da aprendizagem.
·
Aplicar o Design Thinking nos vários
contextos e situações do dia a dia da aprendizagem.
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