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ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
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ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO

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mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:  PT-BR">

PT;mso-fareast-language:PT-BR">LDB. Princípios e fins da educação nacional.
Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil.
O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução
do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos
profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução
001/2012 e os direitos humanos na educação.

PT;mso-fareast-language:PT-BR">Educação em direitos humanos

PT;mso-fareast-language:PT-BR">A importância da educação em direitos humanos
para a cidadania

PT;mso-fareast-language:PT-BR">O marco legal das relações étnico-raciais na
educação

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mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO:  PT-BR">

mso-fareast-language:PT-BR">Esta disciplina tem por objetivo contextualizar o
educador ou estudante de educação e áreas afins, sobre o cenário legal e
organizacional do sistema nacional de ensino, abordando a Lei de Diretrizes e
Bases e outros aspectos estruturais da educação, como o financiamento público,
o PNE, os direitos humanos e as relações étnico-raciais.

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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
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PT-BR">UNIDADE I – A LDB E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender os significados dos termos
lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre os princípios e fins da
educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Avaliar os aspectos do sistema escolar
brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender o Plano Nacional de
Educação, seus objetivos e metas.

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mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – OS NÍVEIS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os objetivos, duração e
organização da Educação Infantil.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender a estrutura do Ensino
Fundamental de 9 (nove) anos, seus objetivos, duração, organização e
obrigatoriedade.
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·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Observar a finalidade, duração,
modalidade e organização do Ensino Médio.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a Educação de Jovens e adultos
e a Educação Especial.
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mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – PARÂMETROS CURRICULARES E O
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Definir e compreender os conceitos,
histórico e a evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender os PCNS – Parâmetros
Curriculares Nacionais e sua aplicação no atual contexto da educação nacional.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender a estruturação e o processo
de formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de
profissionais.
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·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os recursos financeiros para
a educação as responsabilidades da união, estados e munícipios.
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mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – DIREITOS HUMANOS E AS RELAÇÕES
ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO
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·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender o disposto legal da Resolução
nº 001/2012 que versa sobre a Educação em Direitos Humanos.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre o que é e o que não é
educação em direitos humanos.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a importância de se educar
para os direitos humanos e a cidadania.





































































·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Contextualizar os marcos para a relação
étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva.
PT-BR">

Disponível
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mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:  PT-BR">

PT;mso-fareast-language:PT-BR">LDB. Princípios e fins da educação nacional.
Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil.
O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução
do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos
profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução
001/2012 e os direitos humanos na educação.

PT;mso-fareast-language:PT-BR">Educação em direitos humanos

PT;mso-fareast-language:PT-BR">A importância da educação em direitos humanos
para a cidadania

PT;mso-fareast-language:PT-BR">O marco legal das relações étnico-raciais na
educação

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mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO:  PT-BR">

mso-fareast-language:PT-BR">Esta disciplina tem por objetivo contextualizar o
educador ou estudante de educação e áreas afins, sobre o cenário legal e
organizacional do sistema nacional de ensino, abordando a Lei de Diretrizes e
Bases e outros aspectos estruturais da educação, como o financiamento público,
o PNE, os direitos humanos e as relações étnico-raciais.

mso-fareast-language:PT-BR"> 

COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
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PT-BR">UNIDADE I – A LDB E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender os significados dos termos
lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre os princípios e fins da
educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Avaliar os aspectos do sistema escolar
brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender o Plano Nacional de
Educação, seus objetivos e metas.

mso-fareast-language:PT-BR"> 

mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – OS NÍVEIS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os objetivos, duração e
organização da Educação Infantil.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender a estrutura do Ensino
Fundamental de 9 (nove) anos, seus objetivos, duração, organização e
obrigatoriedade.
mso-fareast-language:PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Observar a finalidade, duração,
modalidade e organização do Ensino Médio.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a Educação de Jovens e adultos
e a Educação Especial.
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mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – PARÂMETROS CURRICULARES E O
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Definir e compreender os conceitos,
histórico e a evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender os PCNS – Parâmetros
Curriculares Nacionais e sua aplicação no atual contexto da educação nacional.
PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender a estruturação e o processo
de formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de
profissionais.
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·        
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a educação as responsabilidades da união, estados e munícipios.
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mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – DIREITOS HUMANOS E AS RELAÇÕES
ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO
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·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compreender o disposto legal da Resolução
nº 001/2012 que versa sobre a Educação em Direitos Humanos.
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·        
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educação em direitos humanos.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a importância de se educar
para os direitos humanos e a cidadania.





































































·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Contextualizar os marcos para a relação
étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva.
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Disponível
Este Curso inclui:
Certificado Oficial
1 questionários online
Suporte do Instrutor
Disponível

Todos os conteúdos:

    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade I - A Ldb e o Plano Nacional de Educação
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade II - Os Níveis de Ensino na Educação Básica
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade III - Parâmetros Curriculares e o Financiamento da Educação
    Módulo
    9 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade IV - Direitos Humanos e as Relações Étnico-raciais na Educação

Detalhes do curso

 

EMENTA: 

LDB. Princípios e fins da educação nacional. Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil. O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução 001/2012 e os direitos humanos na educação.

Educação em direitos humanos

A importância da educação em direitos humanos para a cidadania

O marco legal das relações étnico-raciais na educação

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por objetivo contextualizar o educador ou estudante de educação e áreas afins, sobre o cenário legal e organizacional do sistema nacional de ensino, abordando a Lei de Diretrizes e Bases e outros aspectos estruturais da educação, como o financiamento público, o PNE, os direitos humanos e as relações étnico-raciais.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – A LDB E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

·         Entender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino.

·         Discernir sobre os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96.

·         Avaliar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino.

·         Compreender o Plano Nacional de Educação, seus objetivos e metas.

 

UNIDADE II – OS NÍVEIS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

·         Identificar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil.

·         Compreender a estrutura do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade.

·         Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Médio.

·         Entender a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial.

 

UNIDADE III – PARÂMETROS CURRICULARES E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

·         Definir e compreender os conceitos, histórico e a evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar.

·         Entender os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais e sua aplicação no atual contexto da educação nacional.

·         Compreender a estruturação e o processo de formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais.

·         Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e munícipios.

 

UNIDADE IV – DIREITOS HUMANOS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO

·         Compreender o disposto legal da Resolução nº 001/2012 que versa sobre a Educação em Direitos Humanos.

·         Discernir sobre o que é e o que não é educação em direitos humanos.

·         Entender a importância de se educar para os direitos humanos e a cidadania.

·         Contextualizar os marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva.

·         Entender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino.

·         Discernir sobre os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96.

·         Avaliar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino.

·         Compreender o Plano Nacional de Educação, seus objetivos e metas.

 

UNIDADE II – OS NÍVEIS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

·         Identificar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil.

·         Compreender a estrutura do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade.

·         Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Médio.

·         Entender a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial.

 

UNIDADE III – PARÂMETROS CURRICULARES E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

·         Definir e compreender os conceitos, histórico e a evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar.

·         Entender os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais e sua aplicação no atual contexto da educação nacional.

·         Compreender a estruturação e o processo de formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais.

·         Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e munícipios.

 

UNIDADE IV – DIREITOS HUMANOS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO

·         Compreender o disposto legal da Resolução nº 001/2012 que versa sobre a Educação em Direitos Humanos.

·         Discernir sobre o que é e o que não é educação em direitos humanos.

·         Entender a importância de se educar para os direitos humanos e a cidadania.

·         Contextualizar os marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva.

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