Sobre este curso
EMENTA:
PT-BR"> Os conceitos e o contexto histórico da recreação. A relação entre
trabalho lazer e recreação como fruto de relações sociais. A importância da
recreação promoção da saúde e inclusão no contexto social. A recreação no campo
da Educação Física: compressão do papel do profissional. Os jogos, os
brinquedos e as brincadeiras. Os aspectos culturais da recreação e dos jogos.
Relação entre jogos, recreação e desenvolvimento humano. Conhecendo os
diferentes tipos de jogos. O lúdico e a motricidade: brincando com o corpo. Os
jogos e o lúdico nas diferentes etapas da vida. As práticas lúdicas em
contextos diversificados. As brinquedotecas e os espaços de brincar. A Educação
Física escolar. Os aspectos teórico-metodológicos da recreação. As estratégias
didático-pedagógicas para a prática de atividades recreativas. Os entraves na
implementação de atividades recreativas nas escolas.
OBJETIVO:
PT-BR"> Neste componente curricular o objetivo é demostrar o processo atual
e histórico da recreação, apresentando suas concepções norteadoras por meio da
contextualização do processo educativo que instrumentaliza a relação
aluno-professor no resgate da essência lúdica, desenvolvendo assim, habilidade
no âmbito da recreação, quer na escola, quer nas atividades profissionais de um
recreador.
PT-BR">COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS
DA RECREAÇÃO
·
mso-fareast-language:PT-BR">Definir os principais conceitos sobre recreação em
seus vários contextos, identificando sua origem e marcos históricos.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Relacionar trabalho, lazer e recreação como fruto
de relações sociais.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Entender a recreação como importante elemento na
promoção da saúde e da inclusão do cidadão no contexto social.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Compreender o papel do profissional de Educação
Física no contexto da recreação.
mso-fareast-language:PT-BR">
UNIDADE II – OS
JOGOS, A RECREAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA
·
mso-fareast-language:PT-BR">Conceituar e distinguir os jogos, os brinquedos e as
brincadeiras.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os aspectos culturais que influenciam a
prática da recreação e dos jogos.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Relacionar os jogos, a recreação e o desenvolvimento
humano.
·
mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar, na prática, os diferentes tipos de jogos,
como os populares, os simbólicos e os cooperativos.
PT-BR">UNIDADE III – O LÚDICO E OS JOGOS NA RECREAÇÃO
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Entender a relação entre o lúdico e a
motricidade nas práticas educativas e sociais.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Aplicar os tipos de jogos nas
diferentes etapas da vida,desde a infância e adolescência até a idade adulta e
velhice.
mso-fareast-language:PT-BR">
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar e selecionar os tipos de práticas
lúdicas em contextos diversificados, como em jogos de clubes, hotéis, fazendas,
empresas, grupos da terceira idade e hospitais.
·
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Utilizar adequadamente as
brinquedotecas e os diversos tipos de espaço físico para a prática das brincadeiras.
PT-BR">
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UNIDADE IV – PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS EM RECREAÇÃO
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·
color:black;border:none windowtext 1.0pt;mso-border-alt:none windowtext 0cm;
padding:0cm">Entender como a recreação pode ser aplicada no campo da Educação
Física escolar.
·
Aplicar estratégias
didático-pedagógicas em as práticas recreativas
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mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">
·
Identificar
os entraves mais comuns para a implementação de atividades recreativas nas
escolas.
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