Sobre este curso
EMENTA: Os conceitos e o contexto histórico da recreação. A relação entre trabalho lazer e recreação como fruto de relações sociais. A importância da recreação promoção da saúde e inclusão no contexto social. A recreação no campo da Educação Física: compressão do papel do profissional. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. Os aspectos culturais da recreação e dos jogos. Relação entre jogos, recreação e desenvolvimento humano. Conhecendo os diferentes tipos de jogos. O lúdico e a motricidade: brincando com o corpo. Os jogos e o lúdico nas diferentes etapas da vida. As práticas lúdicas em contextos diversificados. As brinquedotecas e os espaços de brincar. A Educação Física escolar. Os aspectos teórico-metodológicos da recreação. As estratégias didático-pedagógicas para a prática de atividades recreativas. Os entraves na implementação de atividades recreativas nas escolas.
OBJETIVO: Neste componente curricular o objetivo é demostrar o processo atual e histórico da recreação, apresentando suas concepções norteadoras por meio da contextualização do processo educativo que instrumentaliza a relação aluno-professor no resgate da essência lúdica, desenvolvendo assim, habilidade no âmbito da recreação, quer na escola, quer nas atividades profissionais de um recreador.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA RECREAÇÃO
· Definir os principais conceitos sobre recreação em seus vários contextos, identificando sua origem e marcos históricos.
· Relacionar trabalho, lazer e recreação como fruto de relações sociais.
· Entender a recreação como importante elemento na promoção da saúde e da inclusão do cidadão no contexto social.
· Compreender o papel do profissional de Educação Física no contexto da recreação.
UNIDADE II – OS JOGOS, A RECREAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA
· Conceituar e distinguir os jogos, os brinquedos e as brincadeiras.
· Identificar os aspectos culturais que influenciam a prática da recreação e dos jogos.
· Relacionar os jogos, a recreação e o desenvolvimento humano.
· Aplicar, na prática, os diferentes tipos de jogos, como os populares, os simbólicos e os cooperativos.
UNIDADE III – O LÚDICO E OS JOGOS NA RECREAÇÃO
· Entender a relação entre o lúdico e a motricidade nas práticas educativas e sociais.
· Aplicar os tipos de jogos nas diferentes etapas da vida,desde a infância e adolescência até a idade adulta e velhice.
· Identificar e selecionar os tipos de práticas lúdicas em contextos diversificados, como em jogos de clubes, hotéis, fazendas, empresas, grupos da terceira idade e hospitais.
· Utilizar adequadamente as brinquedotecas e os diversos tipos de espaço físico para a prática das brincadeiras.
UNIDADE IV – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RECREAÇÃO
· Entender como a recreação pode ser aplicada no campo da Educação Física escolar.
· Aplicar estratégias didático-pedagógicas em as práticas recreativas.
· Identificar os entraves mais comuns para a implementação de atividades recreativas nas escolas.
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