Sobre este curso
EMENTA:
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações
psicológicas. Abordagem psicopedagógica referente aos distúrbios de
aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às
alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos
cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem. Tecnologias
emergentes e inovações no campo dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.
OBJETIVO: Prover o
aprendente dos conhecimentos e práticas pedagógicas relacionadas às
dificuldades, distúrbios e transtornos que algumas pessoas têm acerca de seu
processo cognitivo, utilizando abordagens contemporâneas e tecnologias
emergentes para uma intervenção mais eficaz.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS COGNITIVOS E A INCLUSÃO
·
Identificar os processos fundamentais
de aprendizagem, incluindo as bases neurobiológicas.
·
Diferenciar transtorno, distúrbio e
dificuldade de aprendizagem, com base nas mais recentes classificações e
critérios diagnósticos.
·
Caracterizar os distúrbios cognitivos e
comportamentais, compreendendo suas causas e manifestações.
·
Discernir sobre a importância e as
estratégias do processo de inclusão de pessoas com dificuldades de
aprendizagem, utilizando abordagens pedagógicas modernas e tecnologias
assistivas.
UNIDADE II – PRINCIPAIS TRANSTORNOS E
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
·
Identificar e classificar os
transtornos e distúrbios da aprendizagem.
·
Diagnosticar as características e
especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando as
atualizações nos critérios diagnósticos.
·
Reconhecer e identificar as
características e especificidades do Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade (TDA/H) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD),
integrando abordagens terapêuticas.
·
Identificar os sintomas do Transtorno
Específico da Aprendizagem, abrangendo a Dislexia, a Disgrafia e a Discalculia.
UNIDADE III – ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A
PSICOPEDAGOGIA
·
Identificar e compreender a
fundamentação conceitual e as estruturas iniciais relacionadas à neuropsicologia,
com ênfase em tecnologias de imagem e diagnósticos avançados.
·
Relacionar a neuropsicologia com a
aprendizagem, destacando as conexões entre função cerebral e comportamento.
·
Discernir sobre as contribuições da
neuropsicologia para o tratamento dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.
·
Identificar as evidências da
neuropsicologia para a intervenção psicopedagógica.
UNIDADE IV – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A
PSICOPEDAGOGIA
·
Definir o conceito e identificar os limites da atuação
da psicopedagogia.
·
Compilar e entender as principais
teorias que subsidiam a atuação psicopedagógica, com enfoque em abordagens
contemporâneas e integrativas.
·
Interpretar e aplicar os processos da
abordagem psicopedagógica à luz da Epistemologia Convergente de Jorge Visca.
·
Aplicar os processos
da abordagem psicopedagógica à luz da perspectiva humanista, pautada na
Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
Comentários (0)
