TRANSTORNO E DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM | DEFAULT STEPONE
TRANSTORNO E DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM
Voltar

TRANSTORNO E DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM

mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:  PT-BR">

PT-BR">Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações
psicológicas. Abordagem psicopedagógica referente aos distúrbios de
aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às
alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos
cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem. Tecnologias
emergentes e inovações no campo dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.
PT-BR">  mso-fareast-language:PT-BR">

mso-fareast-language:PT-BR"> 

mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Prover o
aprendente dos conhecimentos e práticas pedagógicas relacionadas às
dificuldades, distúrbios e transtornos que algumas pessoas têm acerca de seu
processo cognitivo, utilizando abordagens contemporâneas e tecnologias
emergentes para uma intervenção mais eficaz.

mso-fareast-language:PT-BR"> 

COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR"> 

 

PT-BR">UNIDADE I – DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS COGNITIVOS E A INCLUSÃO PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os processos fundamentais
de aprendizagem, incluindo as bases neurobiológicas.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Diferenciar transtorno, distúrbio e
dificuldade de aprendizagem, com base nas mais recentes classificações e
critérios diagnósticos.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Caracterizar os distúrbios cognitivos e
comportamentais, compreendendo suas causas e manifestações.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre a importância e as
estratégias do processo de inclusão de pessoas com dificuldades de
aprendizagem, utilizando abordagens pedagógicas modernas e tecnologias
assistivas.

mso-fareast-language:PT-BR"> 

mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – PRINCIPAIS TRANSTORNOS E
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar e classificar os
transtornos e distúrbios da aprendizagem.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Diagnosticar as características e
especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando as
atualizações nos critérios diagnósticos.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer e identificar as
características e especificidades do Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade (TDA/H) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD),
integrando abordagens terapêuticas.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os sintomas do Transtorno
Específico da Aprendizagem, abrangendo a Dislexia, a Disgrafia e a Discalculia.

 

mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A
PSICOPEDAGOGIA
mso-fareast-language:PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar e compreender a
fundamentação conceitual e as estruturas iniciais relacionadas à neuropsicologia,
com ênfase em tecnologias de imagem e diagnósticos avançados.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Relacionar a neuropsicologia com a
aprendizagem, destacando as conexões entre função cerebral e comportamento.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre as contribuições da
neuropsicologia para o tratamento dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar as evidências da
neuropsicologia para a intervenção psicopedagógica.

 

mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A
PSICOPEDAGOGIA
mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Definir o  conceito e identificar os limites da atuação
da psicopedagogia.
mso-fareast-language:PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compilar e entender as principais
teorias que subsidiam a atuação psicopedagógica, com enfoque em abordagens
contemporâneas e integrativas.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar e aplicar os processos da
abordagem psicopedagógica à luz da Epistemologia Convergente de Jorge Visca.
PT-BR">



























































·        
Aplicar os processos
da abordagem psicopedagógica à luz da perspectiva humanista, pautada na
Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
PT-BR">

Disponível
TRANSTORNO E DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM

TRANSTORNO E DISTURBIOS DA APRENDIZAGEM

mso-fareast-language:PT-BR">EMENTA:  PT-BR">

PT-BR">Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações
psicológicas. Abordagem psicopedagógica referente aos distúrbios de
aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às
alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos
cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem. Tecnologias
emergentes e inovações no campo dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.
PT-BR">  mso-fareast-language:PT-BR">

mso-fareast-language:PT-BR"> 

mso-fareast-language:PT-BR">OBJETIVO: Prover o
aprendente dos conhecimentos e práticas pedagógicas relacionadas às
dificuldades, distúrbios e transtornos que algumas pessoas têm acerca de seu
processo cognitivo, utilizando abordagens contemporâneas e tecnologias
emergentes para uma intervenção mais eficaz.

mso-fareast-language:PT-BR"> 

COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
mso-fareast-language:PT-BR"> 

 

PT-BR">UNIDADE I – DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS COGNITIVOS E A INCLUSÃO PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os processos fundamentais
de aprendizagem, incluindo as bases neurobiológicas.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Diferenciar transtorno, distúrbio e
dificuldade de aprendizagem, com base nas mais recentes classificações e
critérios diagnósticos.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Caracterizar os distúrbios cognitivos e
comportamentais, compreendendo suas causas e manifestações.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre a importância e as
estratégias do processo de inclusão de pessoas com dificuldades de
aprendizagem, utilizando abordagens pedagógicas modernas e tecnologias
assistivas.

mso-fareast-language:PT-BR"> 

mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE II – PRINCIPAIS TRANSTORNOS E
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar e classificar os
transtornos e distúrbios da aprendizagem.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Diagnosticar as características e
especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando as
atualizações nos critérios diagnósticos.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Reconhecer e identificar as
características e especificidades do Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade (TDA/H) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD),
integrando abordagens terapêuticas.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar os sintomas do Transtorno
Específico da Aprendizagem, abrangendo a Dislexia, a Disgrafia e a Discalculia.

 

mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE III – ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A
PSICOPEDAGOGIA
mso-fareast-language:PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar e compreender a
fundamentação conceitual e as estruturas iniciais relacionadas à neuropsicologia,
com ênfase em tecnologias de imagem e diagnósticos avançados.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Relacionar a neuropsicologia com a
aprendizagem, destacando as conexões entre função cerebral e comportamento.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Discernir sobre as contribuições da
neuropsicologia para o tratamento dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Identificar as evidências da
neuropsicologia para a intervenção psicopedagógica.

 

mso-fareast-language:PT-BR">UNIDADE IV – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A
PSICOPEDAGOGIA
mso-border-alt:none windowtext 0cm;padding:0cm">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Definir o  conceito e identificar os limites da atuação
da psicopedagogia.
mso-fareast-language:PT-BR">

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Compilar e entender as principais
teorias que subsidiam a atuação psicopedagógica, com enfoque em abordagens
contemporâneas e integrativas.

·        
color:black;mso-fareast-language:PT-BR">Interpretar e aplicar os processos da
abordagem psicopedagógica à luz da Epistemologia Convergente de Jorge Visca.
PT-BR">



























































·        
Aplicar os processos
da abordagem psicopedagógica à luz da perspectiva humanista, pautada na
Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
PT-BR">

Disponível
Este Curso inclui:
Certificado Oficial
Suporte do Instrutor
Disponível

Todos os conteúdos:

    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade I: DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS COGNITIVOS E A INCLUSÃO
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade II: PRINCIPAIS TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade III: ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A PSICOPEDAGOGIA
    Módulo
    10 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade IV: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PSICOPEDAGOGIA

Detalhes do curso

EMENTA: 

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem. Tecnologias emergentes e inovações no campo dos transtornos e distúrbios de aprendizagem. 

 

OBJETIVO: Prover o aprendente dos conhecimentos e práticas pedagógicas relacionadas às dificuldades, distúrbios e transtornos que algumas pessoas têm acerca de seu processo cognitivo, utilizando abordagens contemporâneas e tecnologias emergentes para uma intervenção mais eficaz.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS COGNITIVOS E A INCLUSÃO

·         Identificar os processos fundamentais de aprendizagem, incluindo as bases neurobiológicas.

·         Diferenciar transtorno, distúrbio e dificuldade de aprendizagem, com base nas mais recentes classificações e critérios diagnósticos.

·         Caracterizar os distúrbios cognitivos e comportamentais, compreendendo suas causas e manifestações.

·         Discernir sobre a importância e as estratégias do processo de inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem, utilizando abordagens pedagógicas modernas e tecnologias assistivas.

 

UNIDADE II – PRINCIPAIS TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM

·         Identificar e classificar os transtornos e distúrbios da aprendizagem.

·         Diagnosticar as características e especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando as atualizações nos critérios diagnósticos.

·         Reconhecer e identificar as características e especificidades do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), integrando abordagens terapêuticas.

·         Identificar os sintomas do Transtorno Específico da Aprendizagem, abrangendo a Dislexia, a Disgrafia e a Discalculia.

 

UNIDADE III – ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A PSICOPEDAGOGIA

·         Identificar e compreender a fundamentação conceitual e as estruturas iniciais relacionadas à neuropsicologia, com ênfase em tecnologias de imagem e diagnósticos avançados.

·         Relacionar a neuropsicologia com a aprendizagem, destacando as conexões entre função cerebral e comportamento.

·         Discernir sobre as contribuições da neuropsicologia para o tratamento dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.

·         Identificar as evidências da neuropsicologia para a intervenção psicopedagógica.

 

UNIDADE IV – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PSICOPEDAGOGIA

·         Definir o  conceito e identificar os limites da atuação da psicopedagogia.

·         Compilar e entender as principais teorias que subsidiam a atuação psicopedagógica, com enfoque em abordagens contemporâneas e integrativas.

·         Interpretar e aplicar os processos da abordagem psicopedagógica à luz da Epistemologia Convergente de Jorge Visca.

·         Aplicar os processos da abordagem psicopedagógica à luz da perspectiva humanista, pautada na Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

·         Identificar os processos fundamentais de aprendizagem, incluindo as bases neurobiológicas.

·         Diferenciar transtorno, distúrbio e dificuldade de aprendizagem, com base nas mais recentes classificações e critérios diagnósticos.

·         Caracterizar os distúrbios cognitivos e comportamentais, compreendendo suas causas e manifestações.

·         Discernir sobre a importância e as estratégias do processo de inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem, utilizando abordagens pedagógicas modernas e tecnologias assistivas.

 

UNIDADE II – PRINCIPAIS TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM

·         Identificar e classificar os transtornos e distúrbios da aprendizagem.

·         Diagnosticar as características e especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando as atualizações nos critérios diagnósticos.

·         Reconhecer e identificar as características e especificidades do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) e Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), integrando abordagens terapêuticas.

·         Identificar os sintomas do Transtorno Específico da Aprendizagem, abrangendo a Dislexia, a Disgrafia e a Discalculia.

 

UNIDADE III – ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E A PSICOPEDAGOGIA

·         Identificar e compreender a fundamentação conceitual e as estruturas iniciais relacionadas à neuropsicologia, com ênfase em tecnologias de imagem e diagnósticos avançados.

·         Relacionar a neuropsicologia com a aprendizagem, destacando as conexões entre função cerebral e comportamento.

·         Discernir sobre as contribuições da neuropsicologia para o tratamento dos transtornos e distúrbios de aprendizagem.

·         Identificar as evidências da neuropsicologia para a intervenção psicopedagógica.

 

UNIDADE IV – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A PSICOPEDAGOGIA

·         Definir o  conceito e identificar os limites da atuação da psicopedagogia.

·         Compilar e entender as principais teorias que subsidiam a atuação psicopedagógica, com enfoque em abordagens contemporâneas e integrativas.

·         Interpretar e aplicar os processos da abordagem psicopedagógica à luz da Epistemologia Convergente de Jorge Visca.

·         Aplicar os processos da abordagem psicopedagógica à luz da perspectiva humanista, pautada na Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

-->

Comentários (0)

0
0 Avaliações
Qualidade do Conteúdo (0)
Habilidades do Instrutor (0)
Valor da Compra (0)
Qualidade do Suporte (0)

Avaliações (0)

Qualidade do Conteúdo
Habilidades do Instrutor
Valor da Compra
Qualidade do Suporte
Disponível
Este Curso inclui:
Certificado Oficial
Suporte do Instrutor